domingo, 17 de abril de 2011

A educação no Brasil - Parte 1

Desde minha 6ª série do Ensino Fundamental, no CELC-Colégio Estadual Leôncio Correia, comecei de forma precoce a perceber de como o ensino no Brasil está defasado.
Muitos dos professores culpam os alunos por falta de interesse.
Oras, se o professor percebe este tipo de situação, aí é necessário trabalhar com esses alunos no sentido de amadurecimento, e o que acontece QUASE SEMPRE, é de o o professor acabar por "larga-los" e dar 30% ou quase de matéria.
Eu aposto muito na inserção da Sociologia e Filosofia desde a 5ª série do ensino fundamental. A escola deve construir um caráter mais crítico dos alunos. Eles não querem matéria, eles querem entender o mundo a sua volta.
E o que acontece, é que o ensino está numa forma arcaica. Deve-se globalizar a matéria.
A matemática por exemplo, se torna difícil para todos, simplesmente porque peçam para que decoramos formas e etc. Para se aprender matemática, temos que por ela em prática.
A mesma coisa acontece com a química. Apenas teorias,teorias,teorias, e o aluno começa a ficar saturado(literalmente) sem por em prática o que se aprende. E este é um dos motivos dos desinteresse dos alunos.
Mas o fatal mesmo é a disciplina de História. Forma arcaica de entender a sociedade pelo modo positivistas de ensinamento. Cadê a historiografia?





Em breve postarei mais sobre este tema.



Facebook: Willian Martins
Twitter: @willianm
Email: willianm@r7.com


"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."
Platão

Nenhum comentário: