domingo, 1 de maio de 2011

Vale a pena: Assistir a série que relembra a história do Rock Nacional

Com um ritmo devastador e diferente de todos os outros, o rock surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos, trazendo a tona um novo jeito de se fazer barulho. Evoluída das músicas negras americanas como o blues, o folk e o jazz, também possuindo uma pitada da música country, essa inovadora mistura resultou em um grande sucesso, ultrapassando fronteiras. O gênero chegou ao Brasil no mesmo período e também despertou grandes talentos que fariam história com o rock nacional.Frejat canta no programa Materia Prima na TV  Cultura_foto flavio s bacellar


Alguns dos primeiros sucessos que marcaram esse cenário foram “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido”, na voz de Celly Campello. Em seguida a Jovem Guarda, com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa fez a cabeça dos jovens da década de 1960.

Já nos anos 1970, Raul Seixas e Rita Lee marcaram essa era do rock. Na década seguinte, surgiram bandas como Legião Urbana, Titãs, Engenheiros do Hawaii, Os Paralamas do Sucesso, Blitz, Capital Inicial, Zélia Duncan, Nando Reis e Cássia Eller, algumas reveladas no programa Fábrica do Som, da TV Cultura. Essa também foi a era do heavy metal, com Sepultura e Viper.

O Fábrica do Som foi ao ar pela primeira vez em 1982. Apresentado por Tadeu Jungle, o programa era gravado no Sesc Pompéia e mostrava o trabalho de bandas que estavam começando e produziam um som diferente.

Em 1990, Jota Quest, Pato Fu, Skank, Charlie Brown Jr. e muitos outros também também marcaram época. No mesmo período, com a popularidade do rock, o interesse cada vez maior neste seguimento e a necessidade dos jovens em pensar e expor suas ideias, a Cultura estreou o programa Matéria Prima, apresentado por Serginho Groisman.

Bandas como Titãs, Viper e Barão Vermelho pisavam no palco do programa para mostrar seus sucessos e participar de discussões sobre temas de interesse do público jovem. Essas são apenas algumas das bandas que marcaram esse período do rock na década de 90. Grupos como esses ficaram famosos por eternizarem suas músicas. Titãs com “Sonífera Ilha” e “Flores”, Viper com "Living For The Night" e "Illusion", e Barão Vermelho com "Pro Dia Nascer Feliz", "Torre de Babel" e "Pense e Dance".

Em 2000, outro programa jovem que ia ao ar era o Musikaos, inspirado no Fábrica do Som e comandado pelo apresentador Gastão Moreira. Capital Inicial, Ira, Chalie Brown Jr. e Sepultura são alguns dos inúmeros grupos de rock que passaram pelo palco do programa.


"Esse tal de Rock and Roll" vai ao ar de seg. a sex. ás 19h45

Nenhum comentário: